• Objetivo
                                                                                                                                                                                                    

A Insolo selecionou a Certificação Global G.A.P. de suas Unidades de Produção como veículo para a implantação de uma política de sustentabilidade pró-ativa.


O que é o Global G.A.P.?

GLOBAL G.A.P. é uma organização privada, que estabelece normas voluntárias para a certificação de produtos agrícolas, em todo o mundo.

 

A norma GLOBAL G.A.P. foi principalmente elaborada para reafirmar perante os consumidores que a produção alimentar, em unidades de produção agrícola certificadas, é realizado através da minimização dos eventuais impactos negativos das operações de cultivo no meio-ambiente, racionalização do uso de insumos químicos, garantia de uma abordagem responsável dos assuntos de saúde, e segurança dos empregados e saúde animal. 


A GLOBAL G.A.P. funciona como um manual prático de Boas Práticas Agrícolas – BPA, em todos os lugares do mundo. A base é uma parceria igualitária entre produtores agrícolas e intermediários que desejam estabelecer normas e procedimentos de certificação eficientes.


Quais são as normas elaboradas por esta organização?

A Global GAP tem um conjunto de normas específicas para a produção primária de acordo com os diferentes níveis de produção:

 

  • Sistema Integrado de garantia da produção;
  • Produtores de forragens compostas;
  • Transporte;
  • Material de propagação de plantas;
  • Risk Assessment on Social Practice – GRASP;
  • Cadeia de Responsabilidade. 

 

Quais são os benefícios oferecidos às empresas certificadas?

Dentre os vários benefícios que a certificação oferece, podemos destacar:

i. Redução dos riscos de segurança alimentar na produção primária, incentivando o desenvolvimento, a adoção de esquemas de garantia agrícolas nacionais e regionais, com um referencial objetivo, testado quanto ao risco, baseado no HACCP, servindo o consumidor e a cadeia alimentar;

ii. Também serve como plataforma de comunicação técnica para a melhoria contínua e transparência através da consulta a toda a cadeia alimentar;

iii. Reduzindo os custos relacionados com o cumprimento da certificação:

a.Por se evitarem auditorias múltiplas em unidades de produção com vários tipos de produtos;

b.Por proporcionar auditorias integradas - "one-stop-shop”, evitando o peso do excesso de regulamentadores, o que é possível dada à adoção pró-ativa pelo setor;

c.E por se ter conseguido uma harmonização global, que permite atuar num ambiente em que todos os envolvidos cumprem as mesmas regras e têm condições semelhantes.

iv. Aumento da integridade dos esquemas de garantia da produção em todo o mundo, através da definição e aplicação de um nível comum de competência dos auditores, de formas de comunicação das verificações efetuadas e harmonização da interpretação dos critérios de cumprimento.

 
Os principais interessados em implementar a norma Global G.A.P. são:
 
  • Produtores agrícolas cujos bens se destinem à exportação;
  • Organizações de produtores;
  • Associações e agentes do mercado de produtos agrícolas.

Como está o processo de certificação das Unidades de Produções (UP) da Insolo?

O planejamento estratégico da Insolo, é que todas as UP’s sejam certificadas na norma, porém a UP - Vista Verde já esta certificada desde abril de 2013, e a UP – IPE já esta certificada desde abril de 2015.


Onde encontrar maiores informações sobre a GLOBAL G.A.P.?