• Objetivo

Política sócio-ambiental

POLÍTICAS SOCIAIS

IpêIpê

A companhia é responsável por vários programas de caráter social, dentro e fora de suas dependências, atingindo mais de 1.200 colaboradores e dependentes. Nossos colaboradores e seus familiares contam com plano de saúde, médico e ambulatorial e seguro de vida em grupo. Também efetuamos palestras educativas periódicas sobre temas diversos e programas de vacinação preventiva efetuados com a colaboração dos profissionais de saúde das comunidades onde atuamos.

As unidades da empresa servem mais de 20.000 refeições mensalmente, contando com cardápios balanceados e supervisionados por nutricionista. Mantemos alojamentos padronizados com acomodações para 4 ou 6 colaboradores contando com áreas de convivência e outros recursos que criam um ambiente de descontração e interação.

A companhia acredita que a excelência profissional é o resultado do treinamento e capacitação dos colaboradores, envolvendo todos os níveis hierárquicos. Dentro desta filosofia, são efetuados treinamentos locais nas unidades e também treinamentos nos centros de tecnologia de nossos parceiros. Em 2012, implantamos o projeto FORMARE, concebido em 2011 em parceria com a Fundação IOCHPE, no município de Baixa Grande do Ribeiro, PI, onde levamos educação profissionalizante aos adolescentes das famílias menos favorecidas.

 
 
POLÍTICAS AMBIENTAIS
 

IpêIpê

A INSOLO mantém políticas voltadas à manutenção de um ambiente saudável e produtivo em sinergia com a fauna e flora circundante, com destaque para:

· Conservação de água e do solo, utilizando técnicas agronômicas como o plantio direto, associado à instalação de terraços e o manejo das estradas, de forma a evitar o escorrimento superficial, a erosão, a desagregação do solo e o assoreamento de cursos d’água.

· Conservação e manutenção de área de Reserva Legal e Preservação Permanente nunca inferior a 30% da área de cada imóvel, fiscalizando o cumprimento da legislação pertinente nessas áreas.

· Licenciamento ambiental de acordo com as normas estaduais e federais, atuando em sinergia com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, de forma a operar estritamente dentro dos preceitos legais, tanto na implantação e expansão como na operação de cada unidade.

· Separação de resíduos sólidos dentro das unidades com coleta "seletiva”, triagem e encaminhamento dos resíduos recicláveis para as empresas responsáveis.

· Uso consciente de agroquímicos, sempre prescrito e supervisionado por engenheiros agrônomos, evitando o uso desnecessário e a geração de resíduos nas áreas de cultivo. Também é utilizada a técnica da tríplice lavagem nas embalagens de agrotóxicos as quais são então destinadas aos centros de recebimento de embalagens vazias, onde são processadas e recicladas.

· A INSOLO faz o tratamento de efluentes e reutiliza as águas cinzas geradas no processo, bem como faz o acompanhamento da qualidade da água utilizada dentro da sua estrutura.

· Realização de palestras e semanas de conscientização ambiental junto aos colaboradores com repercussão nas comunidades a que estes pertencem, multiplicando a informação para além dos limites da empresa.

· Manutenção periódica nos equipamentos automotores, evitando a emissão de poluentes e mantendo os níveis de ruído em conformidade com a legislação.

· Coleta e reciclagem de resíduos lubrificantes, bem como tratamento da água utilizada nos processos de manutenção.